II Sínodo Arquidiocesano avalia e reflete a realidade da Igreja

Já está em andamento na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, assim como as quase 100 Igrejas que constitui a Arquidiocese de Juiz de Fora, o II Sínodo Arquidiocesano. A assembleia, convocada pelo bispo Dom Gil Antônio Moreira, tem como princípio a avaliação dos avanços e a compreensão dos passos que ainda são necessários para qualificar a proposta da Igreja Católica para, e com, seus membros e fieis. O tema é “Arquidiocese de Juiz de Fora:  uma Igreja sempre em Missão” e o lema: “Fazei discípulos meus” (Mt 28,19).

A primeira etapa do Sínodo, iniciada em novembro, se resume em uma pesquisa com 120 perguntas, que deverão ser respondidas pelos párocos com auxílio dos membros pastorais. Na Paróquia, o trabalho vem sendo executado pelo padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay juntamente com o Conselho Pastoral. Essa fase ainda contempla visitação da Comissão do Sínodo à comunidade para encontrar, escutar, conhecer e reconhecer a realidade da Igreja. Após a avaliação da zona urbana, a avaliação também ocorrerá na zona rural. Ainda estão previstos encontros do arcebispo com os missionários sinodais para apuração dos resultados e preparação do documento final.

Conheça aqui as perguntas que vem sendo respondidas pela equipe da Paróquia.

* Outras informações na secretaria paroquial pelo telefone (32) 3215-9969.