Professores e teólogos do Itasa e CES/JF elaboram roteiros homiléticos da CNBB

A cada ano litúrgico – que se inicia sempre no primeiro domingo do mês de dezembro com o tempo do Advento – a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza Roteiros Homiléticos para cada tempo, com a proposta de auxiliar o clero e a comunidade católica na reflexão das leituras, salmos e evangelhos de todos os domingos. Neste ano, Ano C – 2018/2019, o material tem como tema “Todos verão a salvação” e vem sendo elaborado pela equipe de professores e teólogos do Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), da Arquidiocese de Juiz de Fora e do Curso de Teologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Entre os autores estão os padres Tarcísio Marcelino Ferreira Monay e Geraldo Dondice Vieira e os professores Altamir Célio de Andrade, Davi Alves Maçaneiro e Mariana Aparecida Venâncio. A organização é feita pelo padre Leonardo José de Souza Pinheiro.

Além de contribuir na preparação das homilias e celebrações eucarísticas e da palavra – celebradas por diáconos, leigos e leigas -, os roteiros também situam o cristão dentro do tempo litúrgico, das solenidades que estão por vir e do que compõe a liturgia naquele dia ou mês. O material permite entender mais sobre o rituo que se está celebrando, refletindo e fazendo uma ligação entre as leituras, o salmo e o evangelho, trazendo também para a atualidade e para o modo em como vivemos hoje.

Os livros estão disponíveis em qualquer livraria católica ou por assinatura no site da CNBB.

Vinde a Mim 555 :