Catequese celebra Pentecostes com catequizandos e seus familiares

No último sábado, 8, a Pastoral da Catequese da Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebrou Pentecostes com as crianças e adolescentes e suas famílias. Na ocasião, os familiares também realizaram doações de leite para a Associação Obras de Apostolado de Santa Edwiges (AOASE).

Pentecostes é uma data especial para a Igreja Católica, quando se comemora o “aniversário da Igreja”. A data sucede a Páscoa, quando houve a ascensão de Jesus Cristo, há exatos 50 dias, e marca a descida do Espírito Santo à terra. No dia de Pentecostes, a Igreja revive o momento da efusão do Espírito Santo, renovando a esperança e o amor, vivo dentro de cada fiel,  e convoca a todos para se espelharem em Pedro, levando por todos os cantos a palavra de Deus.

Pentecostes na Bíblia

A passagem de Atos dos Apóstolos 2,2-4, relata: “E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

O texto se refere ao dia da “Celebração da Colheita”, após a ascensão de Cristo, que os discípulos se recolheram em Jerusálem juntamente de Maria, mãe de Deus. A Celebração era um rituo onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Na ocasião, os discípulos ainda de luto e inseguros sobre o caminho a ser seguido, foram tomados pelo Espírito Santo, fortalecendo ainda mais a crença deles e lhes dando a coragem e o dom das línguas. Isso fez com que conseguissem falar com outras pessoas, quebrando a barreira do idioma, e consequentemente, pregar e levar a palavra de Cristo.

Veja como foi: VIDEO-2019-06-08-21-29-26

Acompanhe a Paróquia também nas redes sociais: