Festa de Santa Edwiges se encerra hoje com missa celebrada pelo Arcebispo de JF

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra nesta quarta-feira, 16, Santa Edwiges. A festa, neste ano, tem como tema central “Uma vida de amor a Deus e ao próximo”, que busca aproximar a vida de doação e entrega da Santa à vida de qualquer fiel, aquele disposto a ajudar o próximo e aquele que, em algum momento de sua vida, precisa de apoio. Durante o dia de hoje já foram celebradas quatro missas, às 7, 9, 15 e 17 horas. Às 19 horas, o encerramento será com o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira e o pároco Renato Alves Rodrigues.

Missa das 15 horas, celebrada por Monsenhor Miguel Falabella

Sobre Santa Edwiges e

Por que se celebra Santa Edwiges na Paróquia Sagrado Coração de Jesus?

Desde criança Santa Edwiges conheceu a fé por meio do próximo, da entrega e da ajuda. Mesmo sendo uma criança de posses, filha de um duque, a sua condição nunca a impediu de viver com humildade e olhar para o outro e o acolher em suas necessidades. Ainda muito jovem, aos 12 anos, Santa Edwiges casou-se com Henrique I, príncipe da Silésia, com quem teve seis filhos, dos quais dois morreram precocemente. Como nobre, vendo a realidade da população, Santa Edwiges acolhia principalmente os que passavam fome, mulheres viúvas, carcereiros e órfãos. Junto com o marido – que teve sua fé fortalecida por meio de sua esposa – construiu igrejas, mosteiros, hospitais, conventos e escolas. E, por esse espírito de doação, hoje a Santa é conhecida como a protetora dos pobres, endividados, órfãos e das viúvas.

O seu carisma se relaciona com o chamado da Associação Obra de Apostolado de Santa Edwiges (AOASE), que atua há 12 anos dando oportunidade de crescimento intelectual, profissional e garantindo um futuro com esperança a crianças e adolescentes. Mais de 1.100 famílias já foram atendidas desde a criação da AOASE, em abril de 2007. Atualmente, 62 crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos e 76 adultos e idosos estão em acompanhamento. Ao todo, são oferecidas sete oficinas para adolescentes e crianças e oito para idosos. Entre elas: orientação pedagógica, artesanato, informática, música e língua francesa. Todos os trabalhos são mantidos por meio de contrapartida familiar e voluntários, que atuam com prestação de serviços, associados, doações de mantimentos, material para as atividades, bazar solidário, além da coleta especial sempre no dia 16 de cada mês – quando se celebra Santa Edwiges na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Conheça mais sobre o projeto aqui?

Acompanhe a Paróquia também nas redes sociais: