Paróquia celebra São Brás no dia 3, com bênção da garganta e oração especial pelos profissionais de comunicação

Na próxima segunda-feira, 3, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Brás, conhecido por sua intercessão em curas na garganta. Como já acontece todos os anos nesta data, às 19 horas, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, realiza a missa com bênção da garganta e uma oração dedicada aos jornalistas e radialistas de Juiz de Fora e região.

A devoção ao santo provém de numerosas curas alcançadas, sendo a mais popular a de uma criança que havia engolido um espinho de peixe que ficou preso na garganta. São Brás parou, olhou para o céu, orou, fez o sinal da cruz na garganta do menino e Nosso Senhor o curou, milagrosamente. Por isso, até os dias de hoje, São Brás é invocado em qualquer lugar onde crianças e adultos engasgam, sob a oração de “São Brás te proteja” ou apenas “São Brás”.

São Brás foi bispo, médico e mártir da Armênia, no século III. Sua história passa por questionamentos pessoais quanto a sua profissão de médico, uma vez que desejava servir a Jesus. Em crise, ele inicia uma caminhada como eremita, em constante oração, vivendo em uma gruta por anos. A sua fama não demorou a se alastrar, já que atendia a todos de igual maneira, ficando conhecido rapidamente por toda a Capadócia como santo que cura das doenças do corpo e da alma.

Devido aos cuidados com os populares, quando o bispo da região faleceu, a população foi a seu encontro, pedindo que ele se tornasse sacerdote para servir a Deus e cuidar de seu povo. Ele aceitou. Foi morar na cidade e, em pouco tempo, após se tornar padre, foi sagrado bispo. Construiu uma casa aos pés da gruta onde morava e dali cuidou da igreja de toda a região.

São Brás foi ainda perseguido, numa época em que o cristianismo foi duramente combatido pelo imperador do Oriente. Foi preso e torturado. Sua morte aconteceu no dia 3 de fevereiro de 316, quando teve sua garganta cortada por uma espada. Por isso, sua memória é celebrada neste dia, quando os fieis se reunem para rogar a ele para que as mentes, as gargantas, os corações, as vocações e as profissões possam comunicar o Deus de amor.

Fique informado também pelas redes sociais: