Tríduo de Santa Edwiges: 1º dia

Santa Edwiges e as crianças
Do exemplo de Santa Edwiges:

.

A AOASE é uma associação muito importante, tanto para a nossa Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Bairu, como para a Comunidade que ela atende. Aos paroquianos, permite exercitar a ajuda mútua, a caridade fraterna, meio de santificação dos cristãos. Aos atendidos, permite uma colaboração nas suas dificuldades, não só o assistencialismo do oferecimento material, mas também das oportunidades de atendimento no reforço escolar, nas oficinas.

.
Para as crianças de classe popular desfavorecida, o reforço escolar é essencial. Nesse momento de pandemia, estamos carentes dos encontros presenciais que favorecem o trabalho com as dificuldades. Estamos ansiosos para podermos retomar, tão logo seja possível.

.

O reforço escolar é pensado não apenas para ajudar nas tarefas, mas também é uma oportunidade de a criança tirar suas dúvidas, construir novo espaço de inter-relação interpessoal com adultos e outras crianças. É momento de se sentirem acolhidas e cuidadas. É momento de desenvolverem sua criatividade, onde a elas são devolvidas a esperança de que podem aprender e crescer, desenvolver-se intelectualmente e socialmente.
.

Que a AOASE consiga continuar com os seus trabalhos tão importantes para as comunidades atendidas. Que nossas crianças possam crescer em sabedoria e graça diante dos homens e diante de Deus, se tornando homens e mulheres conscientes de suas responsabilidades, solidários, felizes com sua felicidade e com a de seu próximo.
.

Miriam Raquel P. Machado
Diretora Executiva da AOASE

.

.

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça! (Sl 118)
.
O que a Palavra nos diz:

Vamos pegar nossa Bíblica, procurar o texto, ler, reler, meditar e trazer para os nossos dias a Palavra Santa. (Lc 11,37-41).
.

O Sínodo nos alerta:

Jesus é muito cuidadoso no trato com os discípulos. Acompanha-os de perto e ensina-lhes, tantas vezes, a partir dos acontecimentos. Não deixa passar oportunidades formativas. Pela força de sua palavra, evoca o que está no coração do discípulo e que necessita ser iluminado pela novidade de seu evangelho. São Marcos (9,33-37) nos dá um belo exemplo de como Jesus ensinava. (Documento Sinodal, IV Horizonte Missionário, A Educação da fé: Processo Permanente na Vida do Discípulo de Jesus, página 24-25)
.

Para refletir:
A família cristã tem a missão de gerar os filhos para Deus, dando-lhes uma formação espiritual integral, educando-os, formando-os e transmitindo-lhes ensinamentos baseados nos valores humanos e evangélicos.
O que temos feito para nossas crianças?
.

Oração:
FICA CONOSCO, Senhor, “porque é tarde e o dia já declina” (Lc 24,29).
FICA CONOSCO, Senhor, e acompanha-nos, mesmo que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-Te.
Tu que és a Vida, FICA em nossos lares, para que eles continuem a ser ninhos onde nasça a vida humana, abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde sua concepção até seu declínio natural.
FICA, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os das muitas insídias que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças.

(Rezar: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai…)

Santa Edwiges, rogai por nós.

.

.

Celebração às 19 horas, com padre Renato Alves Rodrigues

  • Presencial, agendada com antecedência na secretaria paroquial. Participação limitada.