Tríduo de Santa Edwiges: 2º dia

Santa Edwiges e os jovens.
Do exemplo de Santa Edwiges:

O sentimento que o JesaC tem pela a OASE é de grande gratidão. Além deles
disponibilizarem o salão para os nossos encontros presenciais e nos ajudarem em nossos retiros, nós ainda aprendemos muito com as visitas e atividades com as crianças do projeto. São através dessas experiências que nossa relação com o projeto cresce cada vez mais, pois vemos de perto a verdade que cada criança carrega, a simplicidade, o respeito e, principalmente, a alegria de cada uma delas. E são nelas que devemos enxergar o futuro da nossa igreja, por isso valorizamos a importância da
AOASE com seu trabalho com tanta compaixão, cuidado e carinho, sem deixar a evangelização de lado. Nós, do grupo jovem JesaC, agradecemos por todas as experiências que conquistamos durante todos os encontros.

Matheus Magno R. Ferreira
Coordenador do grupo jovem JesaC

– Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida! (Sl 1)

O que a Palavra nos diz:
– Vamos pegar nossa Bíblica, procurar o texto, ler, reler, meditar e trazer para os nossos dias a Palavra Santa. (Lc 11,42-46).

O Sínodo nos alerta:
Evangelizar os jovens da geração do século XXI é uma tarefa ao mesmo tempo desafiadora e empolgante. Estamos na era do subjetivismo, do relativismo e a idade juvenil é mais influenciável nesse aspecto. Torna-se necessário conhecer, verdadeiramente, quem é o jovem de nossas comunidades, qual sua participação na sociedade, o que ele representa diante de seu grupo e o que ele acredita nas instituições.

A prioridade arquidiocesana na missão com a juventude é acompanhar os jovens em toda sua formação, promovendo a busca de sua identidade cristã, vocação e missão. A tarefa principal é possibilitar-lhes um encontro pessoal com Cristo.

Se por um lado os jovens correm o risco de caírem na futilidade, por outro,
quando encontram propostas sérias e desafiadoras, as abraçam com determinação e entusiasmo. Quando Jesus Cristo lhes é apresentado de forma adequada, eles o seguem. (Documento Sinodal, I Horizonte Missionário, A face juvenil da Igreja, página 53-54)

Para refletir:
O engajamento pastoral de nossos jovens, em muito, depende de uma sólida, alegre, dinâmica e criativa formação, à luz da Palavra de Deus, que seja para a confissão de fé em Cristo e os preparem para responder aos apelos e desafios do tempo presente. Como tem sido nossa acolhida aos jovens de nossa comunidade? Como os temos preparados?

Oração:
FICA CONOSCO, Senhor, “porque é tarde e o dia já declina” (Lc 24,29).
FICA CONOSCO, Senhor, e acompanha-nos, mesmo que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-Te.
Tu que és a Vida, FICA em nossos lares, para que eles continuem a ser ninhos onde nasça a vida humana, abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde sua concepção até seu declínio natural.
FICA, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os das muitas insídias que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças.

(Rezar: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai…)

Santa Edwiges, rogai por nós.

Celebração às 19 horas, com padre Renato Alves Rodrigues

• Presencial, agendada com antecedência na secretaria paroquial. Participação limitada.