Retiro Quaresmal: Segunda Semana da Quaresma

Entramos na Segunda Semana da Quaresma com o propósito de nos aproximarmos mais de Deus, afastando-nos de tudo aquilo que nos distrai, fazendo-nos esquecer de Cristo Jesus. Ele é nossa Paz! (cf. Ef 2,24).

Façamos o propósito de examinar nossa consciência, distinguindo bem as coisas que nos afastam de Deus e as que nos aproximam d’Ele, dando-nos verdadeira paz de espírito.

O desejo de paz é um anseio universal. Na tradição judaica, a simples palavra “Paz” (Shalom!) tornou-se a fórmula de saudação usual. Mas temos que reconhecer que a humanidade nunca esteve em completa paz. As guerras, as tensões sociais, as desavenças familiares, o sentimento profundo de não sermos compreendidos e amados são uma constante na vida.

Na fronteira de Israel com o Líbano, está escrito em pedra o conhecido texto de Isaías: “De suas espadas forjarão arados e de suas lanças, foices” (Is 2,4). No entanto, até o dia de hoje, o Estado de Israel vive em tensão com os palestinos e com os países vizinhos, que são árabes.

O Magistério da Igreja não se cansa de falar da paz, como objetivo maior da convivência internacional. O papa João XXIII dedicou uma Carta Encíclica ao tema: Pacem in Terris [Paz na Terra, 1963]. E o Concílio Vaticano II lhe dedicou dois capítulos da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, sobre a “Igreja no Mundo de Hoje”.

Finalmente, a Conferência de Medellín, ao aplicar a doutrina do Concílio à situação do continente latino-americano, disse que a paz “não é simplesmente a ausência de violência e de derramamento de sangue”, pois a verdadeira paz é “fruto da justiça”, o que exige a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos os homens e mulheres possam viver dignamente, como irmãos e irmãs.

Sugiro que repitamos esta jaculatória ou mantra: “Jesus, nossa paz, tende piedade de nós”.

Fique informado também pelas redes sociais:

Instagram: @scjbairu