2º dia do Tríduo: “Padre Pio, o Santo da Humildade”

Festa de São Padre Pio de Pietrelcina -2021 

Tríduo Sinodal 

“São Padre Pio e o Convite a Santidade”

“Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados”. (Cf Mt 10,27) 

.

Oração de abertura para cada dia 

1 – Invocação ao Espírito Santo
2 – Sinal da Cruz
3 – Fazer silêncio. Sinta a presença do Espírito de Deus.
4 – Coloque a sua intenção para este dia.
5 – Reze: 

.

Oração de Intercessão 

Ó Cristo Jesus, fonte de amor e misericórdia, sempre atento às necessidades humanas, vos agradecemos por nos terdes dado Frei Pio como sinal vivo de vossa paixão, morte e ressurreição. Com as chagas em seu corpo e a serenidade em seu rosto, comunicastes ao mundo a compaixão pela humanidade. Animados pela alegria da fé, exultamos porque a Igreja reconhece suas virtudes e o eleva à honra dos altares, confirmando que vós sois a fonte da santidade para todos os batizados em todos os tempos. Ajudai-nos, Trindade Santa, a viver como cristãos na oração e no compromisso com a vida de cada dia. Por intercessão de São Pio possamos alcançar as graças que necessitamos para viver dignamente e realizar neste mundo a nossa vocação e nossa missão. Amém. 

.

21/09 – Terça-feira – 2º dia
“Padre Pio, o Santo da Humildade”

Seu som ressoa e se espalha em toda terra! Sl 18 

1 – Oração de abertura para cada dia 

A Palavra de Deus nos fala: Mt 9,9-13 

Meditando a Palavra:
O seguimento a Jesus pressupõe em nós a humildade de saber que sem Ele não existe vida. Como vivo todo ensinamento que Cristo me pede? 

.

2 –  São Padre Pio nos ensina: 

A humildade é a capacidade de perceber e viver a justa medida de si mesmo diante de Deus, dos outros e do mundo. A consciência da humildade nos livra do complexo de superioridade e de inferioridade. Como discípulo de São Francisco, Frei Pio entendeu suas palavras: “Bem-aventurado o servo que, sendo louvado e exaltado pelos homens, não se considera melhor do que quando é do insignificante e desprezível. Porque o homem vale pelo que é diante de Deus e nada mais” (Ad.17). 

Para Frei Pio, a humildade era sinônimo de verdade. A seus confrades dizia: “A verdade é que eu não sou nada! Tudo o que em mim existe de bom, é de Deus! Com frequência, em nossa vaidade humana queremos nos apoderar daquilo que é bom e que o Senhor nos agraciou… Quando vejo que o povo me pede alguma coisa, não penso naquilo que posso dar, mas naquilo que não sei dar e, por causa disto, tanta gente permanece na dúvida”. 

3 – Oração: Pai Fiel, a humildade nos leva ao encontro do irmão que precisa de nossa ajuda, de nosso carinho e de nosso amor. Ajudai- me a levar ao meu irmão carinho, amor e atenção para que possamos gerar em nossa sociedade o verdadeiro sendo de humildade. Amém. 

Pai nosso…. Ave Maria… Glória ao Pai…. 

4 – Gesto concreto: A Palavra de Deus deve nos impulsionar em direção ao irmão. Procure um amigo ou um conhecido que está afastado de Deus e o convide a participar de uma Santa Celebração. 

.

5 – Ladainha de São Padre Pio 

Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, ouvi-nos,
Jesus Cristo, atendei-nos,
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós
Deus Filho, redentor do mundo, tende piedade de nós,
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos santos, rogai por nós
Padre Pio, imitação de Cristo, rogai por nós
Padre Pio, escravo de Maria, rogai por nós
Padre Pio, filho de Francisco, rogai por nós
Padre Pio, amigo dos anjos, rogai por nós
Padre Pio, crucificado por Jesus, rogai por nós
Padre Pio, irmão da Cruz, rogai por nós
Padre Pio, exemplo de sacerdote, rogai por nós
Padre Pio, confessor incansável, rogai por nós
Padre Pio, pai da penitência, rogai por nós
Padre Pio, apóstolo da oração, rogai por nós
Padre Pio, servo da humildade, rogai por nós
Padre Pio, vida de obediência, rogai por nós
Padre Pio, mestre espiritual, rogai por nós
Padre Pio, auxílio dos enfermos, rogai por nós
Padre Pio, consolo dos aflitos, rogai por nós
Padre Pio, odor de santidade, rogai por nós
Padre Pio, guia virtuoso, rogai por nós
Padre Pio, luz de nosso tempo, rogai por nós
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor

.

6 Oremos:
São Padre Pio, que afirmastes que faria mais barulho morto do que vivo, rogai por nós, para que consigamos receber as graças para imitá-lo e sejamos dignos de tê-lo como intercessor, juntamente com Nossa Senhora, para alcançarmos a glória celeste em Deus pelos séculos dos séculos. Amém. 

.

7 – Oração do Abandono 

Meu Pai, eu me abandono em . Faze de mim o que quiseres. Por tudo o que fizeres de mim eu te agradeço. Estou disposto a tudo, aceito tudo, contanto que tua vontade seja feita em mim e em todas as criaturas; Não desejo nada mais, meu Deus. Ponho minha alma em tuas mãos, entrego-a a , meu Deus, com todo ardor de meu coração porque te amo, e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em tuas mãos sem medida e com infinita confiança, porque Tu és o meu Pai. Amém. 

Charles de Foucauld 

.

8 – Oração do II Sínodo Arquidiocesano 

Senhor, estamos vivendo o 2o Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão. Vimos pedir a luz, a força, a sabedoria para este momento tão importante para o crescimento de nossa vida eclesial. 

Queremos agradecer-vos pelas inúmeras graças concedidas nestes 10 anos que se passaram desde a abertura do 1o Sínodo. 

Aumentai em nós o ardor missionário nos três campos de nossa ação pastoral: território da Arquidiocese com suas 37 cidades e 91 paróquias, a Diocese de Óbidos, no Estado do Pará, e o Haiti. 

Despertai em nossas crianças, jovens e adultos um grande amor ao pedido de Jesus: Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27) 

.

Alimentai em todos nós, o propósito de sermos sempre uma Igreja em saída. Dai-nos a santa coragem de, humildemente, chamar à conversão os que andam afastados ou nos caminhos do erro e da perdição. 

Ó Maria Santíssima, Serva fiel e bondosa, volvei para nós os vossos olhos de misericórdia e amparai-nos nas atividades deste novo período. 

Santo Antônio, nosso Padroeiro, rogai a Deus por nós. Amém.