Tríduo de Santa Edwiges: 1º dia

Festa de Santa Edwiges – 2021

Como Santa Edwiges: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” Js 24,15

.

Oração de abertura para cada dia

1 – Invocação ao Espírito Santo

2 – Sinal da Cruz

3 – Fazer silêncio. Sinta a presença do Espírito de Deus.

4 – Coloque a sua intenção para este dia.

5 – Reze:

Pai Santo, celebrando nossa preparação para o Centenário Diocesano e acolhendo os ensinamentos do nosso Sínodo, nós, os devotos de Santa Edwiges queremos ser teus discípulos missionários e proclamar o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados.

Em nossas famílias, Senhor, imitemos Santa Edwiges escutando tua Santa Palavra.

A nossa Paróquia do Sagrado Coração de Jesus seja sempre fiel à inspiração do teu Santo Espírito para se tornar cada vez mais a casa acolhedora de Santa Edwiges.

Envia, Pai, voluntários e voluntárias para aprenderem com Santa Edwiges o cumprimento do carisma da caridade maternal no mundo de hoje.

Cria em nós, Pai Santo, o ardor missionário para levar o Santo Evangelho aonde passarmos. Que estejamos sempre atentos ao seu chamado.

Que o exemplo e as preces de Nossa Senhora e São José, de Santa Edwiges e São Padre Pio estimulem todas as famílias e a nossa comunidade de fé a imitar em tudo a família de Nazaré. Amém.

.

13/10 – 1º dia

Santa Edwiges e o apelo às necessidades do mundo atual.

Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.” Sl 61

.

– Oração de abertura para cada dia

A Palavra de Deus nos fala: Lc 11,42-46

.

O que Deus e Santa Edwiges nos ensina:

Pai amoroso, a sua graça enriqueceu o coração de Santa Edwiges com um amor criativo, com uma dedicação constante e com um desprendimento total. Ela aprendeu a amar como Jesus ama, doando a sua vida. Planta Pai, no meu coração sementes do seu amor. Diante da voraz violência e da terrível falta de oportunidades para a maioria dos filhos seus, somente o amor como o de Jesus pode oferecer saída eficaz. Ensina-me a amar como Jesus ama.

.

Oração: Pai de infinita bondade, você inspirou Santa Edwiges com muitas obras criativas e eficazes. Ela jamais duvidou da sua mão divina que em tudo a conduziu. Agora, Pai, preciso de sua ajuda para superar as minhas dificuldades de hoje (recordar no coração a intenção particular especial) Agradeço, Pai, a sua eterna providência. Confio plenamente nela. Sei que nada me separará do seu amor. Amém.

.

Pai nosso….  Ave Maria… Glória ao Pai….

.

Gesto concreto: Faça uma revisão em seu armário de roupas. Às vezes temos muita coisa que nem usamos e o nosso irmão muitas vezes não tem nem o que vestir. Seja solidário.

.

Oração Final para todos os dias

Ladainha de Santa Edwiges:

– Senhor, tende piedade de nós.

– Cristo, tende piedade de nós.

– Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

– Santa Edwiges, exemplo de vida cristã, rogai por nós.

– Santa Edwiges, fiel discípula do crucificado, rogai por nós.

– Santa Edwiges, particular serva da Mãe de Deus, rogai por nós.

– Santa Edwiges, abrasada do amor divino, rogai por nós.

– Santa Edwiges, protetora dos humildes e simples, rogai por nós.

– Santa Edwiges, libertadora dos prisioneiros, rogai por nós.

– Santa Edwiges, serva dos doentes, rogai por nós.

– Santa Edwiges, abençoada mãe dos pobres, rogai por nós.

– Santa Edwiges, defensora dos endividados, rogai por nós.

– Santa Edwiges, amante da paz entre os homens, rogai por nós.

– Santa Edwiges, inspiradora de nossa obra social, rogai por nós.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, 

tende piedade de nós, Senhor.

.

Oremos: Nós vos pedimos, ó Deus onipotente, que a intercessão de Santa Edwiges nos obtenha a graça de imitar o que nela admiramos, pois a humildade da sua vida serve de exemplo para todos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

.

Oração de Santa Edwiges

Ó Santa Edwiges, na corte poderíeis ter uma vida cheia de privilégios materiais. No entanto, renunciando às honras e pompas tão transitórias, descobristes o único necessário: “Ser serva de Deus em todas as circunstâncias.”

Na verdade, ó Santa Edwiges, fostes uma boa esposa, mãe modelo de sete filhos, viúva e religiosa exemplar. Do mesmo modo que o vosso espírito de fidelidade vos direcionava sempre para Deus, vossa caridade operante inclinara-se para o próximo, distribuindo com liberalidade esmolas aos indigentes, aos conventos, às viúvas, aos órfãos, doentes, fracos, leprosos, presos, peregrinos, às mulheres pobres que amamentavam os filhinhos.

Assim a todos socorrestes e absolutamente a ninguém, que viesse em busca de auxílio, permitistes sair sem conforto. E porque nunca descuidastes de exercer todas as boas obras a seu alcance, Deus vos concedeu também esta graça: mesmo humanamente impossibilitada de agir e sem nada poder fazer com as próprias forças, por virtude divina da paixão de Cristo, conseguistes realizar aquilo que as súplicas do próximo em necessidade vos pediam.

Por isto, aos que a vós recorriam tanto nas dificuldades do corpo, quanto do espírito, tivestes o poder de ajudar, segundo o bem-querer divino.

Ó Santa Edwiges, volvei agora, lá do céu, um olhar benigno a mim, a nós. (pausa) Alcançai-nos da bondade de Deus a graça de vencermos as adversidades que estamos sofrendo e as que nos sobrevierem. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

.

Oração do II Sínodo Arquidiocesano

Senhor, estamos vivendo o 2º Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão. Vimos pedir a luz, a força, a sabedoria para este momento tão importante para o crescimento de nossa vida eclesial.

Queremos agradecer-vos pelas inúmeras graças concedidas nestes 10 anos que se passaram desde a abertura do 1º Sínodo. 

Aumentai em nós o ardor missionário nos três campos de nossa ação pastoral: território da Arquidiocese com suas 37 cidades e 91 paróquias, a Diocese de Óbidos, no Estado do Pará, e o Haiti.

Despertai em nossas crianças, jovens e adultos um grande amor ao pedido de Jesus: Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27). Alimentai em todos nós, o propósito de sermos sempre uma Igreja em saída. 

Dai-nos a santa coragem de, humildemente, chamar à conversão os que andam afastados  ou nos caminhos do erro e da perdição.

Ó Maria Santíssima, Serva fiel e bondosa, volvei para nós os vossos olhos de misericórdia e amparai-nos nas atividades deste novo período. 

Santo Antônio, nosso Padroeiro, rogai a Deus por nós. Amém.