Batizado

O Batismo é o primeiro sacramento de iniciação da vida cristã em comunidade e deve ser testemunhado para as crianças por seus pais, seus irmãos, padrinhos, madrinhas e demais familiares. A vivência de uma vida cristã é o grande testemunho para o ensinamento na fé.

O sentido do Batismo é de fazer nascer uma nova criatura. Em outras palavras, quando do Batismo a criança ou o adulto nascem novamente pela ação do Espírito Santo. Assim, cumpre-se o que Jesus nos ensinou: “Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28, 19).

Como Solicitar

Membros da Comunidade

Os interessados devem procurar a secretaria paroquial, solicitar a ficha de inscrição e aguardar agendamento para um encontro com o pároco. Após essas etapas, a família será orientada pela Pastoral do Batismo quanto à preparação de pais e padrinhos.

Membros de Outras Paróquias

Os interessados devem procurar a paróquia mais próxima de sua residência, realizar a preparação de pais e solicitar a transferência para a paróquia de interesse.

Os padrinhos devem buscar a preparação na sua comunidade.

Com a documentação em mãos, a família entra em contato com a secretaria paroquial da Igreja onde será realizado o batismo.

– Documento de transferência
– Ficha de inscrição preenchida
– Certificado de preparação de batismo de pais e padrinhos

Posteriormente é feito um acompanhamento da família por meio dos agentes da Pastoral do Batismo

Primeira Eucaristia

A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã. Por meio deste sacramento, o fiel se torna parte do Corpo de Cristo, juntamente com toda a assembleia, participando do próprio sacrifício do Senhor. Para estar de forma plena e entregue a este momento tão importante, é necessário uma preparação cristã, que permite entender todo o mistério que envolve Cristo e sua Igreja.

A preparação é feita pela Pastoral da Catequese, voltada para crianças e adultos.

Preparação para o Sacramento da Eucaristia

A Paróquia oferece a preparação a partir dos 8 anos de idade. Para se inscrever, basta procurar a secretaria paroquial entre os meses de fevereiro e março e realizar a inscrição.

Documentação necessária
– Foto 3/4
– Ficha de inscrição preenchida

Volte em breve! Nenhum evento por enquanto!

A catequese tem duração mínima de 2 anos de preparação

Crisma

O Crisma, ou sacramento da confirmação, completa o batismo. Tal como ocorreu no Pentecostes, quando o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, o Espírito Santo também desce em cada batizado. Sendo assim, o sacramento – sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma – encoraja e fortalece o fiel para uma vida de testemunho e de amor a Cristo.

Catequese de Adulto

A catequese de adulto é para aqueles que ainda não receberam os sacramentos quando criança e/ou adolescentes (batizado, primeira eucaristia e crisma) e que desejam conhecer mais de perto a figura de Jesus e sua Igreja. A preparação pode integrar todos os sacramentos, incluindo o matrimônio, se o casal ainda não tiver casado na Igreja Católica.

Os dias e horários dos encontros são agendados conforme disponibilidade dos interessados

Solicitar contato

Secretaria paroquial
sagradobairu@yahoo.com.br

Matrimônio

O casamento não é uma simples formalidade civil. Por meio deste sacramento, os noivos oferecem-se mutuamente diante de Deus, recebendo a consagração do amor. Por sua vez, a comunidade que testemunha, une-se à oração e celebra a nova família que se cria com a bênção de Deus.

Qualquer casal pode solicitar, sendo o único impedimento que o noivo ou noiva não tenham se casado anteriormente na Igreja Católica.

Quer se casar na Paróquia?

Os noivos devem procurar a secretaria paroquial para agendar a data do casamento.

Após a reserva, o casal deve reunir todos os documentos, que serão entregues na paróquia de origem da noiva ou do noivo até três meses antes do casamento. A próxima etapa, será uma entrevista com o pároco, a ser agendada pela secretaria, para o processo de habilitação matrimonial.

Documentação necessária ao casal
– Certidão de batismo atualizada (adquirida onde ocorreu a celebração)
– Edital (publicado) do casamento civil
– Carteira de identidade
– Comprovante de preparação do casamento (curso de noivos)

A agenda anual é aberta sempre no mês de maio

Unção

Unção dos enfermos, também denominada “Santa Unção”, é um rito cristão que consiste em ungir os fiéis doentes em busca da cura espiritual. O sacramento pode ser pedido por todo aquele que está doente ou à espera de uma cirurgia.

O ritual na Igreja Católica é ministrado apenas pelo sacerdote (bispos ou presbíteros) e, se possível, deve ser precedida pela confissão individual do doente. No ritual encontra-se a seguinte oração: “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos”. Sendo assim, o sacramento busca o conforto, o perdão dos pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico, concedendo-lhe a graça que o une mais intimamente a Cristo.

Agendamentos
(32) 98465-1993

Certidões e Declarações

A retirada dos documentos deve ser feita diretamente na secretaria paroquial mediante pagamento da taxa de emolumento (caso exista) e apresentação de documento com foto.

Após o cadastro você receberá um e-mail de confirmação de envio.

Achados e Perdidos